Tática de mercado explica diferenças e carências entre produtos similares

       A tática do freio de mercado é muito mais comum do que se imagina. Diferente do que pensa o senso-comum, grandes corporações têm a consciência de que todo negócio tem seu limite de crescimento e até de regresso, porque a partir destes pontos, os riscos se tornam muito maiores, por conta de possíveis "bombardeios" vindos da concorrência (lembrando que é sempre melhor ter as concorrentes como parceiras, a inimigas). 

       Tomemos como exemplo duas empresas que sejam independentes uma da outra, e que possuem para venda o mesmo tipo de produto. Se ambas passam a concorrer por preço, irá chegar o momento em que nenhuma das duas conseguirá mais se manter no mercado, porém, necessariamente, deve haver uma certa diferença nos valores cobrados por cada uma (evitando-se o fenômeno denominado CARTEL), diferença esta que deve se equilibrar de outras formas, e isso explica porque as características entre concorrentes nunca são exatamente iguais, sempre suprindo uma ao que na outra faz falta e vice-versa.

Leitura complementar: Fabricantes não são concorrentes! http://colunamercadoautomotivo.blogspot.com.br/2013/08/entenda-as-fabricantes-nao-sao.html

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