Muita gente se ilude quanto às vantagens mercadológicas do Volkswagen Gol, considerando-o ainda como um excelente negócio quando o assunto é mercado, principalmente em se tratando da revenda, ao qual julgam ser rápida e valorosa. Será mesmo verdade? Não de acordo com a análise do especialista em mercado automotivo Lucas Galeno, da CONSAUTOS Consultoria e Assessoria em Comércio de Veículos. De acordo com Galeno, realmente houve um tempo em que todos os adjetivos aplicados ao Gol se justificavam, mas isso somente até meados da década passada (por volta de 2005) em que os melhores Gols já lançados, conhecidos como "quadrados" (1987 a 1995) ainda não eram carros tão velhos como hoje são.
A partir do lançamento do chamado "Gol bola", em 1995, frequentes problemas relacionados à qualidade do veículo contribuíram para o declínio de sua boa imagem. Do lançamento do famigerado motor 1.0 16v ao parco nível de equipamentos da versão conhecida como "geração 4" fizeram de início a classe média e bem informada abandonar o Gol, optando por projetos diferenciados e melhor acabados, restando o público geral, que se baseiam apenas por senso-comum ou até mesmo saudosismo.
Não se pode negar que seja esta ainda uma enorme parcela do mercado consumidor de automóveis no Brasil, o que não significa necessariamente uma vantagem absoluta perante os demais. O público do Gol em sua maioria não possui dinheiro, tampouco condições financeiras para a aquisição, em resumo, faltam-lhes o valor necessário para dar entrada no financiamento, ou mesmo para assumir as parcelas exigidas pelo banco, e isso quando há a aprovação do cadastro. Dos poucos que possuem quantia suficiente para pagar á vista, a maioria se recusa a pagar pelo que o veículo vale, pelo simples fato de serem brasileiros espertos, malandros, que querem sempre sair na vantagem. Quando se põe um Gol à venda, o que não falta é gente oferecendo quantias ínfimas, que beiram até mesmo o ridículo, lhe fazendo perder tempo e acumular raiva.
Essa preferência nacional pelo Gol não pode ser vista necessariamente como vantagem. Acredite, isto é péssimo. O Gol reflete a preferência de uma população que sequer sabe guiar seus destinos individuais e coletivos, um povo que se guia por idéias alheias mesmo que maléficas a sí, que não escolhe bem representantes, que não tem a ação sequer de cuidar do lugar em que vivem. A célere frase de Nelson Rodrigues em que diz que "A unanimidade é burra", inegavelmente é bem aplicada às preferências nacionais, e com o Gol não é diferente.
Outra razão que exemplifica o desgosto por este carro é a de que, como se costuma dizer, "quem tem um Gol não tem sossego". Preferência nacional também da classe dos ladrões, sempre figura no ranking dos mais roubados, e um dos fatores que contribuem para isso é o farto conhecimento que se tem dos meios para burlar seu ineficaz sistema de segurança.
Que o Gol possui inúmeras vantagens com certeza não se restam dúvidas, porém, será mesmo que suas qualidades cobrem seus defeitos?
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