Veículos populares podem ser péssimos negócios. Veja em quais situações:

       Eles tem boa fama de sobra: segundo o senso-comum, tem durabilidade superior, e quando necessitam repor peças, estas mesmas são encontradas com facilidade no mercado, a preços acessíveis. Por razões como essas, os veículos populares sempre têm uma grande procura no mercado.

       Para quem trabalha no mercado automotivo ou o conhece mais a fundo, veículos populares não significam, necessariamente, a garantia de um bom negócio. Parte da explicação está em alguns fatos elencados a seguir:

 - A procura por veículos populares é intensa, sendo por muitas vezes este mesmo o problema. Encontrar alguém que tenha dinheiro ou ao menos crédito e aceite pagar o que o veículo vale é cada vez mais difícil. A clientela em sua maioria, além de não ter dinheiro, não tem condições de comprar (sem crédito). De 100% que procuram um veículo popular, 70% no mínimo querem financiar sem entrada (modalidade de financiamento que atualmente é praticamente impossível). O restante somam-se entre quem até tenha a entrada, porém insuficiente (não correspondente sequer ao mínimo de 20% exigido), além de quem queira dar algum outro veículo na entrada, mas, inteligentes que são, exigem uma fortuna em suas preciosidades, enquanto que querem pagar míseros valores no que pretendem comprar, o que faz lembrar os 5% restantes que até tem dinheiro pra pagar à vista, mas imaginam que esta condição obriga quem vende a se desesperar, entregando o veículo definitivamente por um valor bem abaixo do que ele vale;

 - Veículos populares costumam ser péssimo negócio para lojistas e revendedoras, isso porque quem tem um veículo que se enquadre neste perfil dificilmente aceita entregá-lo pelo valor proposto pela loja (entenda em artigo futuro, a ser denominado: - Por quê a agência quer pagar tão barato em meu carro?). Quando os papéis se invertem, muitas revendedoras terminam por perder venda para veículos particulares, por conta de uma economia muitas vezes ilusória que as pessoas tem. Isso quando não deixam de fechar negócio por conta de quantias esdrúxulas e até mesmo brindes irrelevantes;

 - Veículos populares são igualmente populares na preferência da criminalidade: Quem possui veículo popular geralmente não tem sossego, além do risco financeiro e até de vida em que correm;

 - Boa parte destes ditos veículos populares estão longe de cumprir o que se apregoa, fruto do senso-comum de uma população ignorante. Em resumo, muita gente só compra porque imagina que, por ser preferência da maioria, seja bom, mas é justamente essa preferência da maioria que justifica em partes o mau negócio que é o veículo popular, pois como se sabe, o brasileiro é um povo que ainda não aprendeu a fazer suas escolhas. Pra quem duvidar, veja quem nossa população escolheu para conduzir politicamente nossos vidas (referindo-se aos Poderes Executivo e principalmente o Legislativo).


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