VOCÊ ACHA QUE SABE NEGOCIAR VEÍCULOS? NÃO RESPONDA ANTES DE LER!

       Muita gente imagina que uma boa compra só está relacionada a preços atrativos, brindes e descontos, quando na verdade muitas outras questões hão de ser consideradas. Veículos são equipamentos altamente complexos e mais difíceis de se entender do que imaginamos, algo que vai muito além de uma carroceria lisinha e brilhando. Em principal quando se tratam de valores!

       Nem sempre, pelo fato de uma loja ou um vendedor não te conceder desconto, significa que sejam ruins de negócio. Se o veículo em questão estiver a um preço altamente compatível e o proprietário souber que venderá fácil por esse preço, logo alguém além de você irá concordar, pagar e levar. Você deixa de fazer um bom negócio por pura ingenuidade.


       Sinceramente, eu não gosto do termo "desconto". Para mim, eles não existem! Sim, DESCONTOS NÃO EXISTEM, e quem acompanhar a Coluna Mercado Automotivo entenderá porquê, e conhecerá mais sobre adequação de preços ao mercado.

       E você sabia também que por muitas vezes compensa pagar mais caro por um veículo, em detrimento de outros? Usar o preço como fator principal determinante na compra é um grande erro! Aliás, é algo que sempre gosto de frisar: PREÇO e KILOMETRAGEM são os últimos, sim, OS ÚLTIMOS FATORES A SEREM CONSIDERADOS EM UMA COMPRA!

       E aquele veículo com preço espetacular? Será que o dono está realmente com muita pressa em vender, ou simplesmente pirou da cabeça? Não creia. Se alguém tem um produto e sabe que vale X, e que por esses mesmos X venderá no tempo que imagina, tenha certeza que não será por X - Y que esse bem será vendido. Quando a esmola é demais, até o capeta desconfia.

       É muito comum também que consumidores incautos e até mesmo informados, muitas vezes por conta de emoções momentâneas, paguem por um veículo algo que absolutamente ele não vale, e eu não estou falando de valores absurdos, haja vista que, hoje em dia, praticamente todo mundo sabe a média de preços do bem que se deseja adquirir. O problema é justamente o meio termo, como por exemplo pagar 19, 20 mil em um carro que valha 17, 18 no máximo. Vendedores habilidosos conseguem "arrancar" isso facilmente de você, sem que mesmo percebas.

       E não pense que isso vale apenas para carros usados. É mais do que  comum carros novos serem vendidos acima da tabela!

       Há casos também em que, mesmo você obtendo descontos e/ou outras benesses como som, IPVA e transferência, mesmo assim o prejuízo é certo, e saiba que vendedores já são bem preparados para atender clientes que adoram brindes, visto que este tipo de consumidor é maioria.

       Tá, digamos então que o preço esteja compatível, que as parcelas caibam direitinho no orçamento, sem sufoco. Dá pra fechar negócio? Depende... e o estado do veículo? Será que está inteiro mesmo, ou é só maquiagem? Maquiagem... tem cada truque pra disfarçar um veículo em mau estado, você nem imagina! Truques baratos, onde o velho pedaço de arame é rei, e outros até bem mais aprimorados, onde, por exemplo, o pneu que parece novo e na verdade está careca, o motor girando lisinho e que na verdade está batido, enfim. Tudo bem que todo carro necessita de manutenções preventivas, porém pagar, além das prestações, as contas da oficina por conta da compra de um veículo maquiado ou em mau estado é algo lastimável!

       Outro questionamento grave: e quanto à documentação? Como saber se o veículo pretendido é mesmo 100% "desembaraçado"??? Existe algo que possa impedir uma transferência, financiamento, seguro? Existe a possibilidade de, mesmo o veículo já tendo sido pago e transferido, ser apreendido pela Justiça por conta do antigo proprietário?

       Enfim, como já citado, a compra de um veículo envolve vários fatores que vão muito além do emocional e do jogo de números. COMÉRCIO DE VEÍCULOS NÃO É COISA PARA AMADORES! São muitas coisas envovidas, muitas ainda nem citadas nesta postagem e neste site! Você que acha que negociar é só chegar nas lojas pedindo brindes e descontos, eu rio de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável por suas opiniões!