DESCONTOS NÃO EXISTEM

       Sim, simples assim. Esta afirmação, por mais que soe absurdo, é a mais pura das verdades, e neste artigo você passará a entender que essa questão do desconto é, na verdade, estratégia do próprio comércio, afim de satisfazer o anseio da clientela em imaginar que saiu na vantagem, saiu ganhando, principalmente em se tratando do comércio de veículos, onde no geral os tais descontos facilmente atingem valores consideráveis.

       Tem muita gente que, ao perguntar o preço de um veículo, antes que o vendedor responda já o lhe indagam também sobre o quanto de desconto pode-se fazer. E geralmente não querem pouco: no mínimo milzão, e de quebra IPVA, mais transferência, tanque cheio, som e o que de mais se sentirem no direito de "ganhar".  É uma ilusão.


       Vamos simular uma situação, onde eu esteja lhe vendendo um veículo. Após dito o preço, você "chora", "chora" e "chora" pedindo um desconto. Me faço de duro na queda, mas no final, demonstrando um falso desespero, decido lhe conceder o tal desconto. Milzão de quebra! Que beleza! Só que não... Ora, pense comigo: você acha mesmo que eu lhe daria MIL REAI$??? Tudo bem que esta quantia, na atualidade, não é suficiente pra se sustentar uma família, mas muitas coisas se podem ser feitas com tal valor. Se eu diminuo o preço de meu veículo, é porque sei que "é agora ou sabe-se-lá-quando", ou seja, o veículo que estou vendendo não está tendo a liquidez desejada, por conta de seu estado, de seu preço incompatível ou o próprio mercado, e aquela é a oportunidade para vendê-lo. Resumindo, se te dou desconto, é porque o bem que estou vendendo não vale o valor a mais que estava sendo cobrado.


       Entenda uma coisa, consumidor: se quem vende tem um produto que vale X, tenha a absoluta certeza de que este mesmo  não será vendido por X - Y. Uma velha máxima diz que "ninguém dá nada pra ninguém", e isso é a mais pura verdade. Premiação para quem compra somente se o produto estiver com preço acima do que vale. É o famoso "over", onde, por exemplo, se o produto vale 35, o vendedor lhe oferece por 38, já pensando nas benesses que precisará dar.


       Infelizmente, por muitas vezes o vendedor é obrigado a trabalhar dessa forma, porque por mais baixo que apresente o preço, o consumidor sempre vai querer alguma vantagem a mais. Se não tiver gordura pra queimar, o cliente simplesmente vai embora, e acaba caindo na mão de outro picareta qualquer. Digo por experiência própria.


       Comprar veículo é coisa séria! Muito mais que jogo de números!


       Outro exemplo prático: compare os preços de, por exemplo, uma loja que diz dar IPVA para todos os carros, com outra que pede separado. Mesmo que no final das contas saia tudo a mesma coisa, seria muito mais honesto apresentar tudo certinho, separadinho no papel, concorda?!

       Tá, neste ponto do artigo você já deve estar se perguntando se é errado pedir desconto. Claro que não, mas partindo de um pensamento positivista, o que deveria ser solicitado, na verdade, deveria ser uma readequação ao valor de mercado. Traduzindo, trazer o veículo a um preço compatível ao mercado, e é claro que isso depende, como já dito, do estado e de muitas outras coisas, e por isso mais uma vez afirmo: comércio de veículos NÃO é para amadores!


       A minha recomendação, como Consultor em Mercado Automotivo, é que não se busque ilusão. Procure PREÇO COMPATÍVEL, e acima de tudo QUALIDADE. Não adianta economizar alguns punhados comprando produtos de qualidade duvidosa. Procure um vendedor sério, uma loja séria, com referências, e acima de tudo não procure se enganar. Enquanto você se acha esperto, um vendedor profissional que lida com isso todos os dias é muito mais, e poderá facilmente passar você pra trás, ainda deixando-lhe sorrindo de orelha a orelha.


 * E aí? Sentiu o drama? Isso é só o começo!

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