Muita gente opta por deixar o veículo em lojas ou entregar nas mãos de profissionais independentes na hora de vender. É uma medida válida, principalmente em se tratando de lojas, pois o veículo estará exposto aonde geralmente as pessoas procuram primeiro, devido á praticidade, além de que o veículo fica também entregue às mãos de profissionais de vendas.
Nas lojas também existem mais opções para as negociações, como trocas ou financiamentos, o que facilita a venda. Porém, algumas medidas básicas devem ser consideradas:
- Se, de início, o vendedor já se apresentar com promessas duvidosas como a de cliente certo e venda muito rápida, desconfie
- Verifique se há espaço para que seu veículo fique bem acomodado, longe do sol forte ou das intempéries do clima
- Atenção também à organização e reputação da loja, se existe conservação constante dos veículos no pátio
- Entregue o veículo limpo por fora, por dentro, motor e chassi (do contrário, a loja poderá lhe cobrar a lavagem e higienização)
- Não esqueça quaisquer objetos pessoais e evite deixar em seu interior acessórios que possam ser facilmente retirados
- Por mais que a loja seja responsável por seu veículo, exija um termo ou laudo atestando o estado geral dele no momento de entrega, incluindo a km
- Após deixar consignado, não peça e recuse ofertas de carona em seu próprio veículo
- Geralmente, quem deixa consignado também assume a garantia, e isto deve estar pré-descrito no contrato de consignação. Recomenda-se uma manutenção preventiva antes da entrega
- Não adianta pedir um valor absurdo no veículo, pois a loja irá trabalhar com uma margem acima disso, tornando o preço incompatível com o mercado, portanto, o ideal é sempre deixar uma margem de ao menos 10% do valor do veículo para que a loja possa trabalhar
- Só entregue o Documento de Transferência quando todos os valores a que você tem direito estiverem devidamente em mãos. Recuse dinheiro vivo e em caso de cheques desconte-o primeiro. Evite procurações, e se for passar, que seja vedado o substabelecimento
- É comum que alguns revendedores, por medo de perder negócio, não deixe bem claro como ele será por temerem que o dono do veículo ache desvantajosa e não queira, portanto, não aceite surpresas de última hora
- Incentive a equipe de vendas a "mirar" no seu carro: prometa remuneração (além do que a loja paga) ao vendedor que fechar negócio. Garanto, vale muito a pena!
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