Mercado ainda se aproveita da ignorância do consumidor

       Ignorância, pra não dizer burrice. Sim, e não concordo que seja um exagero se utilizar deste termo. Em plena era da informação, onde a internet nos dá toda liberdade de se expressar e aprender com as expressões alheias, onde as velhas táticas usadas por vendedores ainda são usadas, mesmo todo mundo sabendo quais são e como funcionam, muita gente ainda cai nesses golpes baratos, muita gente ainda busca  ilusões, como aquela do negócio de ocasião e do desconto espetacular.

       Posso dizer que a ignorância do consumidor tenha sido para mim um divisor de elos. Contra ela escrevo este blog, mesmo que me arriscando, por ir contrário ao interesse de boa parte da categoria e lojistas, mas posso dizer também que esta mesma ignorância tenha sido um dos principais motivos que me fizeram decidir deixar este mercado, ao menos momentaneamente, enquanto não tenha uma loja onde possa fazer do meu jeito. Já não aguentava mais ser obrigado a soltar mentiras sempre que fosse preciso vender um carro, isso não era pra mim. Sim, meus amores, confesso que já soltei muita mentira em minhas atividades como vendedor, algumas mentirinhas bobas, outras escandalosas que poderiam gerar até processo. Dependendo do cliente, ou era assim, ou a venda não acontecia.

       Antes de me chamar de picareta, é preciso entender o meu lado. Quem trabalha com venda de veículos é praticamente obrigado a trabalhar dessa forma, seja por pressão de lojistas, que querem seus veículos vendidos a valores absurdos, e principalmente pela própria clientela. Não adianta passar preço de tabela, preço compatível com o mercado, a clientela sempre vai querer saber "quanto que dá pa quebrar" no preço, "quanto que dá pa cair". Querem ter a ilusão de chegar em seu bairro e suas casas e dizer a seus próximos que conseguiu um desconto espetacular, provando que sabe negociar, como se venda de veículos fosse uma brincadeira, um jogo de números.

       Clientes assim são, com absoluta certeza, os mais propensos a caírem na mão de um picareta qualquer...

       Lembre-se sempre: a informação é a maior arma do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável por suas opiniões!