Na hora de comprar um veículo, é muito comum que a propensa clientela se dirija sempre ao meio que parece ser mais fácil: as lojas. As chances de se deparar com o objeto pretendido são bem maiores, visto que as lojas vivem justamente de comercializar esses bens.
Hoje, a expansão do uso da internet tornaram as buscas bem mais fáceis, haja vista que já é possível se dirigir exatamente aonde o veículo está, já com o preço e características em mente.
Porém, para as pessoas mais incautas, há sempre o paradigma de que nas lojas os veículos custam mais caro, e que é possível economizar um bom dinheiro adquirindo diretamente com o proprietário comum. É isso que ainda faz lotar feirões de particulares, como a conhecida Feira da Orca, no Distrito Federal.
Mas afinal, vale a pena se buscar por essa possível economia? Sinceramente, resposta na ponta da língua confesso que não tenho, por isso lhe convido a raciocinar comigo. Vamos nessa?
No caso dos veículos de loja, os preços a serem cobrados sempre irão variar entre os compatíveis com o mercado ou acima disso. Exemplificando, se um carro tem valor de mercado a 20 mil, dificilmente você encontrará em lojas por 19. Mais fácil encontrar por 21, 22 mil... É normal que as lojas sempre trabalhem com um limite máximo do que podem cobrar, haja vista os custos para se manter esse tipo de negócio, como a revisão pré-entrega, pagamento de impostos, funcionários, custos normais do negócio e lucro. Por outro lado, a vantagem de se adquirir um veículo na loja é justamente a segurança que todas essas condições podem lhe trazer. e não falo só de possíveis defeitos que o veículo adquirido possa vir a apresentar. Há questões como pendências na documentação também, que pouca gente vê, mas que são seríssimas. Não são raros os casos de gente que adquire um veículo e pouco tempo depois recebe em casa notificação de apreensão por conta de processos sofridos pelo antigo proprietário. Também não venha a pensar que um simples contrato de garantia possa lhe livrar de todos os problemas ocorridos no período, porque isso vai depender muito do local em que você está comprando. Trataremos do tema garantia em um futuro próximo!
E sobre os particulares? Sim, é possível fazer ótimos negócios também, mas neste caso irá depender muito da destreza e conhecimento por parte de quem está comprando. Conhecimentos sobre valor de mercado são fundamentais, visto que antes de estipularem preços em seus veículos os vendedores se baseiam justamente nos preços de lojas, anulando qualquer vantagem, pois em veículo particular pode-se dizer que praticamente não há nenhuma garantia na compra. Comprou, deu defeito, azar o seu; simples assim. É fundamental também conhecimentos, mesmo que básicos, sobre mecânica, funilaria, enfim, exigir do possível ex-proprietário notas sobre as últimas revisões feitas. Fazer uma busca no CPF da pessoa em que o veículo está registrado também é de grande valia, motivos pelos quais já explicados no parágrafo anterior.
Enfim, os princípios básicos para uma boa compra, seja em loja ou particular, sempre se resumem a estado de conservação do bem e preço compatível com o mercado. Não adianta pensar que, só porque está comprando em loja, sua compra será 100% segura. E se a loja for picareta? Também não vale pagar mais barato no particular se o veículo que você estás adquirindo simplesmente não presta, e no final terá anulada toda a sua diferença na oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é responsável por suas opiniões!