Já houve um tempo em que a profissão de vendedor de carros era satisfatoriamente rentável. Era comum vendedores com média salarial ao qual nos dias de hoje não se obtem sequer a metade, ainda sendo que naquela época o dinheiro que se ganhava tinha um valor bem maior que hoje. Uma espécie de corte pela metade adicionado de congelamento. Como exemplo, vendedores que nos bons tempos tiravam média de 5 a 6 mil por mês, e isso na época em que 5 mil valiam bem mais que hoje, atualmente amargam renda mensal na média dos 2 a 4 mil, em se falando de vendedores com boas médias de vendas.
Tudo bem que boa parte destes lucros se valiam das comissões pagas pelas instituições bancárias por conta de financiamentos, hoje praticamente inexistentes, mas o fato é que muitas empresas, em especial no setor de usados, têm pago comissões insuficientes aos profissionais de vendas, além de não oferecerem as mínimas condições para se trabalhar com satisfação. Me dou como exemplo, ao qual por um tempo, no início de carreira, trabalhei em uma loja de usados ao qual ganhava apenas um ínfima comissão por venda, não tinha ajuda de custo, nem almoço, e até para usar o banheiro precisava me deslocar a um supermercado nas proximidades. Sofri, e não foi pouco!
Os empresários do ramo precisam se concientizar de que profissional bom só tem quem remunera bem. Nenhum vendedor de valor, e que sabe disso, aceita trabalhar para ganhar mau. É fato que grande parte dos bons profissionais do passado hoje se encontram em outras áreas, a bom exemplo a de imóveis, que no caso desta, por mais que as comissões, em se tratando de unidade, sejam incomparáveis, poderiam se equivaler em se tratando de volume de vendas, que no caso de veículos é bem maior. Enquanto um bom corretor de imóveis vende um a dois imóveis por mês, um bom vendedor de carros bate facilmente a meta dos dez.
Particularmente, ainda sonho com a volta dos bons tempos, mas não me iludo. Sei que para garantir um ótimo futuro neste ramo precisarei ser bem mais que um bom vendedor de carros. No mínimo, ser patrão. Estou me esforçando pra isso.
* Texto direcionado em principal a lojistas e profissionais do mercado automotivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é responsável por suas opiniões!