OVER: SONHO DE VENDEDORES; PREJUÍZOS PARA CLIENTES

       Consumidores mais incautos já devem ter se deparado com a seguinte situação: após pesquisar pelo veículo desejado, geralmente através da internet, dirigiram-se ao estabelecimento e lá, para sua surpresa, o vendedor anuncia que o valor ofertado pelo bem em questão é bem maior do que o antes anunciado, isso quando o mesmo não sabia que o valor real já era sabido por quem pretendia.

       Traduzindo: você está afim de um carro, e antes de tudo pesquisa pela internet. Acha um interessante, anota o preço e vai à loja. Chegando lá, você esquece de dizer ao vendedor que já havia pesquisado antes, e que já sabia do preço. Como o vendedor imagina que aquela é a primeira vez em que você está no estabelecimento, sobe o preço do veículo. Por exemplo,você já pesquisou e sabe que o preço é cem mil, mas ele te oferece a 115 (quanto maior o valor do veículo, maior é o over(prejuízo/roubo).

       Geralmente quem cai no golpe do over são pessoas desinformadas e que em sua maioria agem por impulso. E em se tratando de pessoas desinformadas, não excluo aquelas que imaginam saber negociar, os chamados clientes-espertalhões, aqueles mesmos que choram por descontos, brindes, essa baboseira toda. Essa gente é a que mais cai no golpe, até porque esta é também uma das funções do over. Joga-se o preço pra cima, qualquer coisa se tem "gordura" pra queimar. Por mais que, atualmente, praticamente todo mundo saiba o valor médio de qualquer carro, o problema está justamente no meio-termo; tipo, paga-se 15 podendo se ter pago 13 ou 14.

       Além da gordura pra queimar, outra função do over é pagar mais no veículo que se pretende dar na troca. Muita gente ingênua não aceita os valores considerados extremamente baixos que as lojas pagam pelo veículo que vai entrar. Como já dito neste canal de comunicação, trocas não existem em negócios envolvendo veículos, mas a massa consumidora se recusa a entender, e quer que por seus possantes seja pago o mesmo valor de venda normal. É uma ilusão, repito. Leia http://colunamercadoautomotivo.blogspot.com.br/2013/08/nao-confunda-troca-com-compra-e-venda.html e entenderás!

       Há até aquelas pessoas mais incautas que antes da visita à loja pesquisam pelos preços em folhetos, internet, dentre outras opções. Nestes casos, a tática do vendedor será tentar desviar sua atenção para outro veículo ao qual você ainda não tenha visto. Como por consequência você ainda não sabe o preço, fica bem mais fácil embutir um over.

       E para finalizar, eis a menina-dos-olhos de todo vendedor: o over 100% captado. Sim, o preço pra cima que ele joga, e que você aceita e paga. Nada de descontos, brindes, tampouco pagar mais na troca. É uma prática imoral, mas aceita por praticamente 100% dos estabelecimentos comerciais, inclusive concessionárias que trabalham com veículos novos! Saiba que aquele valor a mais que você paga tem como destino unicamente os bolsos dos vendedores (loja e profissional de vendas). É um valor que você doa sem saber, e pra piorar, a maior parte sempre fica com a loja, de 50 a 80%! E depois da aquisição dificilmente será possível reaver esse valor, pois antes que você se dê conta os preços divulgados já estarão devidamente reajustados.

Como evitar o over

       Algumas precauções podem evitar que sejam pagos valores extras em veículos. Já chegar na loja com o preço em mente é um importante passo. Pesquise antes na internet ou em outras mídias, tenha noção da média de preço do veículo que se deseja adquirir. Um celular à mão com acesso à internet também é uma ótima pedida. Rapidinho se entra no site da loja e se vê o valor real (mas cuidado, este valor já pode estar alterado). Desconfie também se na avaliação de seu usado a loja pagar um valor muito próximo ao de mercado. Sempre, sempre peça o famigerado "desconto". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável por suas opiniões!