Usados: a sensibilidade de um mercado decadente

       Lojistas e profissionais de vendas já andam perdendo as esperanças em relação ao mercado de veículos usados. Até imagina-se que essa recente palhaçada do IPI reduzido, onde o que deveria ser imposto se tornou mais lucros para as fabricantes, tenha sido a principal responsável, mas a verdade é que uma cadeia de fatos vêm tornando este mercado cada vez mais inviável.

       Pra começar, os juros cobrados pelo financiamento de veículos usados passaram a ser bem maiores, na tentativa de anular aquela que é sem dúvidas a maior vantagem do veículo usado sobre o novo: o preço. Restrições para concessões de crédito também tem afetado muito este pobre mercado. Financiamento, agora, só com entrada, e é a maior dificuldade e burocracia para se aprovar um cadastro. Os retornos de financiamentos também hoje são praticamente inexistentes (nisso eu acho bem feito!).

       Outro fator preponderante é o fato de que a população está cada vez mais informada. Hoje em dia, principalmente com a expansão da internet, praticamente todo mundo sabe o valor de mercado dos veículos, prejudicando vendas e principalmente trocas, haja visto que a lógica é a de sempre comprar mais barato e vender mais caro.

       Sinceramente, não acho que seja o fim desse mercado, mas a verdade é que ele precisa se reinventar.  Questões como publicidade, qualidade nos produtos e serviços,sinceridade e fidelização de clientes precisam ser levadas bem a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável por suas opiniões!