Alguns veículos, no mercado de novos ou usados, têm suas vendas seriamente afetadas por conta do imaginário popular de que seus custos de manutenção extrapolam os valores normais. É aquela velha história de que "as peça são cara". Destaque para marcas como Renault, Peugeot, Citroen e boa parte dos veículos importados. Será verdade mesmo?
Sobre as três marcas citadas, que desembarcaram de vez no Brasil em meados da virada do milênio, realmente, como qualquer estreante, seus veículos contavam com componentes em geral importados, ou quando não, todo o veículo era importando. Eram tempos de Dollar altíssimo, sendo assim os preços das peças realmente extrapolavam as alturas. Mas isso já fazem mais de doze anos. Já tem um bom tempo que os custos de manutenção destes veículos passaram a se equivaler aos velhos conhecidos do mercado nacional, palavra de quem já possuiu veículos das três marcas citadas.
A minha opinião é a de que, no fim, dá tudo a mesma coisa. Veículos que possuem fama de ter manutenção mais cara, até quando realmente tem, geralmente possuem desvalorização maior nos primeiros anos de uso, dando a oportunidade a quem só possui condição de embarcar num zero sem muitos opcionais "pular" para veículos bem mais equipados e de categoria maiores. Por exemplo, por 30mil você tem a opção de levar para casa um Gol "G6" 1.0 "completo" (vidros elétricos na frente, direção hidráulica, ar condicionado, quatro portas, trava e alarme) ou opções beeem mais interessantes e recheadas de equipamentos, inclusive air-bag duplo e freios com sistema abs, tipo C4 Pallas + ou - 2009, um veículo que em categoria se equivale a Civic e Corolla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é responsável por suas opiniões!