Muita gente imagina que uma boa compra só está relacionada a preço atrativo, brindes e descontos, quando na verdade muitas outras questões hão de ser consideradas. Veículos são equipamentos altamente complexos e mais difíceis de se entender do que imaginamos, algo que vai muito além de uma carroceria lisinha e brilhando. Em principal quando se tratam de valores!
Você sabia que, por exemplo, nem sempre pelo fato de uma loja ou um vendedor não te conceder desconto, significa que sejam ruins de negócio?! Nestes casos, saiba que se o veículo em questão estiver a um preço altamente compatível e o proprietário souber que venderá fácil por esse preço, logo alguém além de você irá concordar, pagar e levar. Você deixa de fazer um bom negócio por pura ingenuidade...
E aquele veículo com preço espetacular? Será que o dono está realmente com muita pressa em vender, ou simplesmente pirou da cabeça? Não creia. Se alguém tem um produto e sabe que este mesmo vale X, e que por esses mesmos X venderá no tempo que imagina, tenha certeza que não será por X - Y que esse bem será vendido. Quando a esmola é demais, até o capeta desconfia.
É muito comum também que consumidores incautos e até mesmo informados, muitas vezes por conta de emoções momentâneas, paguem por um veículo algo que absolutamente ele não vale, e eu não estou falando de valores absurdos, haja vista que, hoje em dia, praticamente todo mundo sabe a média de preços do bem que se deseja adquirir. O problema é justamente o meio termo, como por exemplo pagar 19, 20 mil em um carro que valha 17, 18 no máximo. Vendedores habilidosos conseguem "arrancar" isso facilmente de você, sem que mesmo percebas. E não pense que isso vale apenas para carros usados! É mais do que comum carros novos serem vendidos até acima da tabela sugerida pelas fabricantes (a exemplo cito um cliente, que certa vez pagou por um veículo novo de câmbio manual preço maior que o da versão automática também 0km). Há casos também em que, mesmo você obtendo descontos e/ou outras benesses como som, IPVA e transferência, mesmo assim o prejuízo é certo, e saiba que vendedores já são bem preparados para atender clientes que adoram brindes, visto que este tipo de consumidor é maioria.
Tá, digamos então que o preço esteja compatível, que as parcelas caibam direitinho no orçamento, sem sufoco. Dá pra fechar negócio? Depende... e o estado do veículo? Será que está inteiro mesmo, ou é só maquiagem? Maquiagem... tem cada truque pra disfarçar um veículo em mau estado, você nem imagina! Truques baratos, onde o velho pedaço de arame é rei, e outros até bem mais aprimorados, onde, por exemplo, o pneu que parece novo e na verdade está careca, o motor girando lisinho e que na verdade está batido, enfim. Tudo bem que todo carro necessita de manutenções preventivas, porém pagar, além das prestações, as contas da oficina por conta da compra de um veículo maquiado ou em mau estado, ou precisar se desfazer do veículo antes do previsto, ou pior, ter o veículo inutilizado por fatores diversos, tendo a compra errada como principal culpada, é algo lastimável!
Em negociações, assim como para tudo na vida, o grande segredo é sempre se informar, e em se tratando de informações tenha a internet como uma grande aliada! Conte também com a ajuda de pessoas conhecidas ou não que possuam mais informações que você.
Saiba que é possível sim (e não é difícil) se fazer ótimos negócios, mesmo em veículos até mais antigos. Tudo vai depender principalmente dos fatores preço x estado x informações. E sendo assim, fica aqui a dica. Bons negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é responsável por suas opiniões!